Fitness
- Divina moda &Cia
- 26 de out. de 2017
- 4 min de leitura
Uma alimentação saudável – nutritiva e balanceada – impacta positivamente não só a estética, mas também as saúdes física e mental.

Não é novidade que a adoção de uma dieta nutritiva, combinada com a prática de exercícios físicos, é capaz de fazer verdadeiros milagres para o corpo.
Fitness ou funcional? As duas palavras são as mais recorrentes quando se fala de alimentação saudável hoje em dia, mas você sabe a diferença?
Os alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, agregam diversos benefícios à saúde. Já a alimentação fitness equilibra alimentos saudáveis com alguns ingredientes-chave, que ajudam a melhorar o desempenho durante as atividades físicas. Como exemplo de alimentos funcionais, ela cita os cereais integrais, sementes, peixes e azeite de oliva. Já para compor o cardápio fitness, não podem faltar alimentos ricos em antioxidantes, proteínas -como frango e ovo- e carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce.
Quer saber mais sobre esse e outros benefícios da boa alimentação? Então continue lendo o nosso artigo!
Diminuição e manutenção do peso
Um dos benefícios mais conhecidos da alimentação saudável é a ajuda efetiva na diminuição e manutenção do peso.
Uma alimentação bem equilibrada, sem dietas drásticas e restritivas, gera uma perda de peso gradual e uma manutenção duradoura dos números na balança.
Quem se alimenta bem, com as porções certas de carboidrato, proteínas e gorduras, reduz significativamente os riscos de obesidade.
Aumento da disposição
Já ouviu dizer que saco vazio não para em pé? Pois não para mesmo. Comer bem aumenta — e muito — a disposição para encarar as tarefas do dia a dia, justamente porque traz benefícios psicológicos e físicos.
Os alimentos são fontes de força e energia, especialmente os carboidratos, macronutrientes fundamentais para a saúde.
Antes dos treinos é importante consumi-los, de preferência em sua forma integral, para garantir mais disposição para malhar.
Boas opções são os grãos integrais, a exemplo da quinoa e arroz, já que além de fornecerem energia, são ricas em fibras.
Vale ressaltar que, além de carboidratos como pães, massas e tubérculos, é preciso consumir também frutas, legumes e verduras, pois eles possuem vitaminas energéticas na composição nutricional.
Melhora do humor
Quem disse que o humor só melhora ao comer alimentos “engordativos” e prejudiciais como o açúcar?
Muitos outros também são capazes de trazer a sensação de alegria e bem-estar. É o caso, por exemplo, da banana, que ajuda efetivamente na formação da serotonina, hormônio da felicidade.
O espinafre também é poderoso, pois a presença de vitamina B e ácido fólico atua no sistema nervoso e ajuda a combater o estresse.
Comer ovos também ajuda a promover o bem-estar mental, assim como a pimenta, já que ela eleva a produção da endorfina, hormônio do prazer. Já a alface tem poder calmante e é ideal para tornar os dias mais tranquilos e felizes.
Outros alimentos que fazem bem para o humor são a laranja, o leite, a aveia, o arroz integral e as oleaginosas.
Prevenção de doenças
A alimentação saudável é importantíssima para evitar uma série de doenças graves, como alguns tipos de cânceres, obesidade, artrite, catarata, anemia e osteoporose.
Alimentos vegetais e supervitaminados, como o brócolis e o espinafre, fortalecem o sistema imunológico por meio do consumo regular. Já a cenoura e a cebola, que são ricas em antioxidantes, ajudam a retardar o envelhecimento das células.
A aveia, por sua vez, ajuda a conter a taxa de colesterol e prevenir as temidas doenças do coração.
Em relação à saúde feminina, a soja pode aliviar os sintomas da TPM e os efeitos da menopausa, por conta das isoflavonas encontradas nesse alimento.
Fortalecimento dos ossos
O consumo de alimentos ricos em fósforo e cálcio é comprovadamente benéfico para a saúde dos ossos. Esses minerais estão presentes, especialmente, no salmão, sardinha, espinafre, oleaginosas e vegetais de folhas em tonalidade de verde escuro.
O leite e seus derivados, a exemplo do queijo, também são boas fontes de cálcio que devem ser incluídas na dieta, mas para evitar inchaços prefira o leite desnatado e os queijos magros.
Para melhorar a absorção de cálcio e fósforo, consuma também cebola e farinha de trigo integral, pois eles contam com a fibra inulina, que ajuda nesse processo.
Equilíbrio hormonal
Para garantir o equilíbrio dos hormônios e fazer a reposição de maneira natural, é muito importante consumir os alimentos certos. Especialistas sugerem a inclusão de inhame, soja e sementes de linhaça na alimentação.
Esses alimentos podem melhorar a qualidade de vida, diminuir a retenção de líquido, controlar as oscilações de humor e até mesmo minimizar as chances de desenvolver câncer de mama.
Além desses alimentos, os suplementos à base de isoflavona de soja, linhaça e leticina de soja também são bem-vindos.
O organismo precisa de uma alimentação saudável para que ele funcione bem. Cada um de nossos órgãos necessita de nutrientes para fazer o nosso corpo trabalhar da melhor maneira possível.
Se não comemos de maneira saudável, mais cedo ou mais tarde sofreremos com as consequências, que podem ser os déficits nutricionais, ganho ou perda de peso excessivos, metabolismo lento, doenças, etc.
Para que o organismo funcione adequadamente, é indispensável consumir proteínas, gorduras e carboidratos.
As proteínas ajudam a proteger o sistema imunológico, aumentar a resistência do corpo às infecções, melhorar a recuperação de doenças, e colaborar com a construção muscular pós-treino.
As gorduras, na medida certa, claro, fornecem energia para o organismo, ajudam a manter a temperatura do corpo e colaboram no transporte de vitaminas na corrente sanguínea.
Já os carboidratos dão ao organismo a energia que ele precisa para sobreviver com saúde.
Além desses macronutrientes, inclua na sua dieta, alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais.
Para completar, tome bastante água para potencializar os efeitos.
Comentários