Dieta Top da Proteína
- Divina moda&Cia
- 26 de out. de 2017
- 3 min de leitura
O que é a dieta da proteína? Como pode ajudar no emagrecimento? Dicas de quais alimentos usar.

É um tipo de dieta que prega o alto consumo de proteínas e baixa ingestão de carboidratos - no geral, mais de 40% da alimentação diária é reservada ao nutriente. Não existe uma única dieta da proteína, mas sim um grupo de dietas neste modelo. As proteínas ingeridas nessas dietas normalmente são de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios (queijos, iogurtes, coalhadas etc.).
A dieta da proteína pode ajudar a emagrecer, uma vez que esse nutriente dá mais saciedade - ou seja, você demora mais para sentir fome - e diminui o consumo de carboidratos, principalmente os considerados simples, como açúcares, massas, farinha branca, etc.
Os carboidratos são os nutrientes que fornecem energia para o funcionamento do organismo, então, como eles estão sendo consumidos em quantidade muito menor, o indivíduo passa a produzir uma maior quantidade de corpos cetônicos para funcionar. Esses corpos cetônicos são frutos da queima de gordura corporal, motivo pelo qual a pessoa passa a perder peso.
Além disso, quando se reduz a quantidade de carboidratos que a pessoa come por dia, se diminui também a retenção hídrica, o que ajuda a diminuir o inchaço e fazer o ponteiro da balança baixar.
O maior benefício das dietas da proteína é promover o emagrecimento rápido, além de priorizar alimentos saudáveis - uma vez que normalmente legumes e verduras são liberados - e diminuir a ingestão de carboidratos refinados, como os açúcares e farinha branca.
Por causa do emagrecimento rápido a pessoa se sente motivada a continuar emagrecendo até chegar no seu peso recomendado, então esta também é uma boa vantagem. Além destes, ela pode promover um discreto aumento no colesterol HDL (bom) e não afetar o LDL (ruim).
Verifique se a dieta se encaixa nas suas preferências alimentares: antes de começar qualquer tipo de dieta, é importante analisar a proposta e se ela se encaixa às suas preferências alimentares. Na dieta rica em proteínas, a restrição de carboidratos é um fator determinante para que a aderência à nova proposta de emagrecimento dê certo ou não. Como você se sente sem batata, arroz, macarrão ou pão? Se não te faz tanta falta, siga em frente
Analise se a dieta rica em proteínas será fácil de seguir: na correria do dia a dia é comum fazer aquele pit stop em um restaurante mais conveniente ou em uma cafeteria para fazer um lanchinho. Se o controle da dieta não depende apenas do que será consumido em casa, verifique se os alimentos permitidos podem ser encontrados nos lugares que você frequenta mais
Mantenha o foco nos alimentos permitidos: tenha sempre no escritório, na porta da geladeira e na bolsa uma pequena lista com os alimentos permitidos. Assim, na dúvida, basta consultá-la para saber o que é ou não possível ingerir na fase em que se encontra da dieta.
Os alimentos que podem ser consumidos na dieta da proteína incluem aqueles ricos em proteínas, além de verduras, legumes e outros:
Peixes: atum, bacalhau e sashimi
Frutos do mar: camarão, lagosta, siri ou caranguejo e mexilhões
Carnes: todos os cortes de frango, aves, porco e boi
Derivados do leite: queijos, iogurtes, coalhada
Verduras: salsa, repolho, chicória, cebola, alface, agrião, espinafre, couve-flor, couve, brócolis, acelga, aspargos e salada verde
Legumes: vagem, chuchu, tomate, cenoura, sopa de legumes, pimentão, abobrinha verde, rabanete, quiabo, pepino, nabo, berinjela e cogumelo
Outros: sal, ovos, omelete, gelatina dietética, pimenta, azeitona com tempero, azeite, manteiga, margarina, limão e jiló
Bebidas: chá, café descafeinado, água com gás, água tônica diet e água natural.

Commentaires