top of page

Mau Hálito? Como combater?

  • Divina moda &Cia
  • 4 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Conheça suas causas, tratamentos e consequências

O mau hálito ou halitose não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.

O nome Halitose, termo médico que deriva do latim Halitus que significa ar expirado. Onde é originado e quais as causas principais:

DE ACORDO COM OS ESTUDOS MAIS RECENTES, AS ORIGENS DO MAU HÁLITO PODEM SER: ORIGEM BUCAL ORIGEM EXTRABUCAL

As causas da halitose conhecidas são cerca de 90 e as causas bucais correspondem, como visto acima, a 95% dos casos, em média. Dentre as causas mais importantes e comuns originadas na cavidade bucal, temos a saburra lingual e as doenças da gengiva (doença periodontal = gengivite e periodontite).

Nas causas do mau hálito originado nas vias aéreas superiores, os principais responsáveis são os cáseos amigdalianos, e de origem sistêmica ou metabólica, temos o jejum prolongado, a ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito), o diabetes não compensado, a hipoglicemia e as alterações hepáticas, renais e intestinais como causas principais, mas que como mencionado acima, correspondem somente a uma porcentagem muito pequena dos casos (4 a 8% dos casos).

O MAU HÁLITO NÃO VEM DO ESTÔMAGO, sendo que este é frequentemente responsabilizado pela alteração no odor do hálito, exceto em raros casos de Diverticulose esofágica (especialmente o divertículo de Zencker - que é uma causa originada na transição entre o esôfago e a faringe) ou ainda devido a arrotos ou refluxo gastroesofágico, porém nestes casos a alteração do hálito é momentânea e passageira e seu odor não é o característico cheiro de enxofre presente na halitose crônica e sim um odor caracteristicamente ácido.

A saburra lingual, as doenças da gengiva (gengivite e periodontite) e os cáseos amigdalianos estão presentes em quase 100% dos casos de alterações do hálito de origem bucal, pois embora estes últimos sejam uma causa de halitose de origem nas vias aéreas superiores, a alteração no odor do hálito se manifesta por meio do ar expirado pela boca, pois as amígdalas se localizam à porta da cavidade bucal, na orofaringe.

A saburra lingual, a principal causa da halitose, é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no terço posterior (fundo) da língua, podendo se estender até o terço médio e, raramente, ao terço anterior.

Ela se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva ou de uma descamação epitelial (minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem dos lábios e bochechas) acima dos limites normais (ou fisiológicos), ou ainda, em ambas as situações.

Os cáseos e saburra são formados por restos protéicos, alimentares e salivares, células que se descamam da mucosa bucal e bactérias. Estas bactérias se alimentam das proteínas presentes nestes restos protéicos e células descamadas, sendo estas últimas, microscópicos pedacinhos de “carne crua”.

Nesse processo de degradação destas células e dos restos protéicos ocorre a liberação de enxofre, em forma de compostos sulfurados voláteis - CSVs principais gases responsáveis pelo mau hálito, que causam a alteração no odor do hálito.

Para se informar mais sobre estas importantes causas da halitose, acesse os sites com informações sobre a saburra lingual e sobre os caseos amigdalianos e conheça a relação que existe entre a formação, controle e tratamento de ambos.

Como acabar com bolinha fedorenta na garganta (cáseos), de forma simples e fácil.Este método é usado por pessoas que obtiveram esse conhecimento, porém pouco divulgada e digo mais: guardada a sete chaves. Veja porque poucas pessoas conseguem este feito e porque algumas delas não têm esse sucesso: conseguir eliminar essas bolinhas fedorentas de vez... E como você vai evitar que isso aconteça, usando as técnicas...

コメント


Mundo da moda está com novidades, tratamentos, evolução de tecnologias,
além de informação e comentários sobre o ramo da moda.

Então, para ser diferente é preciso ter estilo, jeitos de falar, jeitos de agir, além da sua cultural.
Todos somos iguais aos olhos de Deus, como pessoas, almas viventes, amadas e queridas.

© 2017 por Divina-Moda&Cia

bottom of page