Marcadas pelo Batom
- Divina moda &Cia
- 9 de set. de 2017
- 2 min de leitura
O batom é uma das primeiras paixões da maioria das mulheres.

Desde pequenas, sorrateiramente usamos um ou outro batom vermelho da mãe e mesmo totalmente borrado, nos sentimos super divas. Esse é um dos efeitos que uma maquiagem com um batom bem bonito causa.
A sua origem remonta ao tempo dos egípcios quando as mulheres tinham o costume de usarem pedras semi-preciosas em torno dos olhos e dos lábios. No entanto, contrariamente ao que é normal referir-se, o uso de corantes para decorar os lábios não foi instituído por Cleopatra.
No museu de Berlim, na Alemanha, pode-se ver no busto de Nefertiti, a rainha egípcia esposa do faraó Akhenaton, que os lábios femininos já eram pintados mil anos antes da era de Júlio César.
O batom começou a ganhar mais popularidade na Inglaterra através do século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I.
Criou-se então um padrão de moda feminina em que a cara era tornada o mais branca possível, com a ajuda de cremes, e assim contrastava com os lábios bem vermelhos. Por essa altura o batom era confeccionado a partir de cera de abelha e tintas vegetais.
O formato dos batons também passou por processos de modernização. Por volta do ano de 1915, apareceu nos Estados Unidos um derivado do “baton serviteur”: um colorante labial em forma de um pequeno tubo metálico.
A sua aceitação na América do Norte foi quase instantânea. Em 1921 a revista Vogue publicitava esse “tubinho” como um acessório de elegância que todas as mulheres de classe deveriam possuir.
Algumas cores que remete sua personalidade:
O batom nude remete a sobriedade, pureza, e abertura! Sofisticação e elegância… faz com que a mulher seja interpretada como antenada e fashionista, aberta para novas experiências, mas com muita sensatez!
Sensualidade e atitude! A mulher com os lábios vermelhos chama atenção por onde passa e desperta desejo! É o batom preferido pelos homens, e pelas divas! impossível não ficar fabulosa com essa cor e as suas diversas nuances!
Mistério, excentricidade… desperta curiosidade e interesse! A mulher que usa os lábios com esse tom é tida como exótica e ousada! Deve ser evitado por quem tem dentes amarelados!
O batom rosa remete a ternura, romance, juventude! Faz qualquer homem associar a mulher com princesa, e tem um “quê” de ingenuidade!
O batom pêssego também remete a feminilidade, só que uma feminilidade mais madura, mais intensa… mais descontraída e descompromissada! Homens ficam fascinados pela beleza e curiosidade que esse tom desperta!
Comments