top of page

Equilibrio no Corpo

  • Divina Moda&Cia
  • 1 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

Saiba mais como manter o equilibrio do seu corpo....

Equilíbrio é um substantivo masculino que significa harmonia, estabilidade, solidez. É o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional.

Equilíbrio emocional é o controle total sobre os pensamentos e as ações que determinam o comportamento humano.

É a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle absoluto dos sentimentos e das reações.

Ter equilíbrio emocional é ter clareza e domínio para sair de situações problemáticas, para lidar com adversidades, procurando resolvê-las da melhor maneira possível, buscando meios para solucionar todo e qualquer tipo de problema, de forma pacífica.

O equilíbrio emocional é extremamente importante para que sejam tomadas decisões acertadas, tanto na vida familiar, profissional etc.

Já se sabe que uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes necessários para a manutenção do organismo...

Sempre acompanhada de uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física na rotina diária de adultos e crianças são garantia de uma alta qualidade de vida e de um corpo saudável.

Para isso, é necessário que a atividade física seja realizada com regularidade, sob a segura orientação de um profissional e a dieta deve estar adequada para o tipo de exigência dos exercícios. Já se sabe que uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes necessários para a manutenção do organismo: proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, minerais, água e fibras.

Quando o objetivo no treinamento é expandir a musculatura e torná-la mais rija e definida, deve-se fazer refeições ricas em proteína como carnes magras, leite e derivados e ovos que vão assegurar músculos fortes e resistentes.

Se você quiser substituir estas proteínas animais por uma fonte vegetal, deve procurar a orientação de um profissional, para que os ajustes as necessidades sejam feitos adequadamente e para não correr nenhum risco de não se alcançar os objetivos propostos.

Durante as atividades físicas, as necessidades de nutrientes vão depender da intensidade e duração dos exercícios. Em esportes de resistência, por exemplo, como corrida de longa distância, a ingestão de calorias e água é vital. Aconselha-se a ingestão de pequenas quantidades de líquidos a cada 15 ou 30 minutos durante o exercício, para evitar um processo de desidratação durante a atividade física.

Após o treinamento, para repor as reservas de nutrientes e re-hidratar o organismo é importante uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, carnes magras e boas fontes de carboidratos como pães, massas, e cereais. É muito importante a criação de um programa alimentar para o praticante de atividade física, fundamentado no consumo de alimentos o mais natural possível.

A natureza, quantidade e horário de consumo destes alimentos serão estabelecidos por um nutricionista de acordo com o perfil do praticante e a intensidade dos exercícios. Ajuste seu treino, adapte sua alimentação, encontre seu ritmo, e sucesso nos seus objetivos!

Dê adeus a ansiedade, depressão e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza. ALFACE: Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante.

Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos. BANANA: De acordo com recentes pesquisas, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia.

ESPINAFRE: A verdura contém potássio e ácido fólico, que juntos podem prevenir a depressão. PEIXES: Entre as carnes poderia estar dando preferência as delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. JABUTICABA: Nessa frutinha encontramos vitaminas do complexo B que agem como antidepressivos. OVOS: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável. UVA: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes. Alguns estudiosos e nós acreditamos que a alimentação tem efetivamente uma participação importante para evitar a depressão.

Portanto, não “pule” refeições! Organize sua alimentação: se você passa o dia fora de casa, prepare lanches caseiros e leve para o trabalho, evitando comer lanches rápidos na rua. Ao invés de almoçar lanches, leve almoço de casa.

Ah! E sempre respeite os horários! Equilibre sua alimentação: consuma alimentos dos 5 grupos básicos de alimentos: frutas, verduras, cereais, leite e derivados, carnes e varie muito, coma frutas e verduras diferentes, não coma apenas carne vermelha, enfim...Não é necessário retirar doces ou frituras totalmente, você pode comê-los com menos freqüência, e com moderação.

Você sabia que quanto menos grupos de alimentos comemos e quanto menos variada for a alimentação, maior é a tendência de engordar? Isso é devido ao desequilíbrio da alimentação, que gera também carência de muitos nutrientes e, como conseqüência, torna o metabolismo mais lento, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento. Nesses casos, é necessário identificar os nutrientes carentes e suplementá-los por algum tempo.

Portanto, lembre-se sempre: o organismo precisa estar bem nutrido até para emagrecer, mas, mais que isso, estar bem nutrido também é uma questão de saúde...E se eu fosse você, avaliaria bem o que anda comendo, e da forma que anda comendo!

Comments


Mundo da moda está com novidades, tratamentos, evolução de tecnologias,
além de informação e comentários sobre o ramo da moda.

Então, para ser diferente é preciso ter estilo, jeitos de falar, jeitos de agir, além da sua cultural.
Todos somos iguais aos olhos de Deus, como pessoas, almas viventes, amadas e queridas.

© 2017 por Divina-Moda&Cia

bottom of page