Pintura Hidrográfica
- Divina Moda & Cia
- 25 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Já ouviu falar desta pintura hidrográfia?.....
A Pintura hidrográfica já virou febre nos Estados Unidos e recentemente foi trazida para o Brasil pelos irmãos, André e Anderson, donos da empresa SpaceArts.

É um processo de decoração 3D onde os grafismos elaborados, como fibra de madeira, fibra de carbono, camuflagem, desenhos geométricos e outros, são aplicados a uma superfície previamente preparada.
O processo de impressão de transferência em água é amplamente utilizado para decorar em diversos segmentos. As películas podem ser aplicadas a todos os tipos de superfície, incluindo plástico, fibra de vidro, madeira, cerâmica, e metal. Em sua maioria, se o artigo pode ser mergulhado em água, significa que o processo pode ser realizado.
O processo utiliza uma película solúvel em água que contém as estampas impressas. O filme dissolve-se na água e deixa a tinta sobre a superfície. No processo típico, o produto a ser mergulhado é revestido com uma base ou um promotor de adesão. Após o mergulho da peça é realizado uma lavagem e para finalizar aplica-se verniz para acabamento final.
Essa técnica não é nova, apesar de ainda ser incomum, principalmente devido ao seu preço que ainda é muito elevado (dependendo do tamanho da peça, a pintura pode custar de 1500 a 15 mil reais).
A princípio qualquer tipo de objeto que possa ser imerso em água pode ser pintado dessa forma, como plásticos, metais, fibra de vidro, cerâmica e etc, sendo muito utilizada no ramo de tuning e personalização de veículos.
Explicando um pouco melhor a técnica, essa película é solúvel em água e dissolve em contato com o líquido presente no tanque. Depois de ser dissolvida, ela fica boiando na superfície do líquido. O objeto a ser pintado recebe um pintura base para que a tinta dessa película seja aderida, com isso é só imergir o objeto com cuidado que a pitura é feita! Por fim um verniz é aplicado só para manter a durabilidade da pintura. Pura química!
AGORA VOCÊ TAMBÉM PODE TER SEU PROPRIO NEGOCIO NESTE RAMO.
Comments